Juramento de Hipócrates

 

A Declaração de Genebra da Associação Médica Mundial – 1948, a mais antiga e conhecida de todas, tem sido utilizada em vários países na solenidade de recepção aos novos médicos inscritos na respectiva Ordem ou Conselho de Medicina.

           A versão clássica em língua portuguesa tem a seguinte redação:                                               (fonte – http://www.portaldafamilia.org.br/datas/medico/med003.shtml)

“1-Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. 2-Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. 3-Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. 4-A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. 5-Respeitarei os segredos a mim confiados. 6-Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. 7-Meus colegas serão meus irmãos. 8-Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. 9-Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. 10-Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. 11-Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.”

Deixe um comentário

